domingo, 1 de dezembro de 2013

Resenha de "Entre o Amor e a Fogueira" Por Diego Monteiro


Resenha de Livro

Título: Entre o amor e a fogueira
Autor: Fábio Aiolfi
Edição: Sandra Veroneze
Composição: Pragmatha Ano da Edição 2009

Entre o amor e a fogueira do autor Fábio Aiolfi contempla já no seu início um aspecto empolgante e definitivamente intrigante.
O título da obra cria a composição perfeita para a clareza do universo que os leitores encontraram nas trinta e seis paginas do romance onde a realidade histórica e a fantasia dos contos de fadas parecem misturadas, criando um cenário perfeito para a trama.
Como tema central da obra o amor e a magia agitam os corações das personagens. Conhecemos Maya uma jovem feiticeira e o misterioso andarilho Oltenan que vivem um amor que só pode ser descrito como intenso e trágico.
Maya nossa heroína não comporta uma aspecto clássico é, entretanto uma personagem com movimento inovador que agrega o ícone determinante para o decorrer da história. Mesmo mantendo escondidos seus atos considerados pagãos para os opressores de uma inquisição semelhante a que ocorreu na idade média, fica nítida a vitalidade de uma jovem que não desonrará o legado de sua família.
O virtuoso Oltenan não deixa escapar a virilidade de um homem apaixonado e inconformado pela situação decorrente do estado que sua jovem amada a passos longos caminha.
Mesmo com destino traçado Maya não deixa de lado a amizade e nem o amor por uma vida mais tranquila.
Seu amigo Miortes incorpora nitidamente o complexo de fragilidade e ao mesmo tempo fidelidade que toda criança carrega consigo que é suplantado posteriormente pelo aspecto opressor da vilania descrita na obra como o personagem Frei Francisco.
O antagonista da trama demonstra toda a crueldade que empobrecem não só funcionamento das instituições religiosas, mas também no âmbito mental a desfuncionalidade geradora do egoísmo no homem adulto. Seu comportamento e de descompensar até mesmo o mais bondoso entre os eleitores dessa obra, o que deixa um alivio para o que ocorre com a personagem maquiavélica nas vias finais.
Sem mais delongas a obra Entre o amor e a fogueira de Fábio Aiolfi é um prato cheio para quer momentos de ação, sensualidade e paixão.