quinta-feira, 13 de julho de 2017

Dicas para ser um bom Contador de Histórias!


Saudações,

recebi alguns pedidos, para que eu falasse sobre Contação de Histórias. Separei algumas dicas para você que quer ser um contador de histórias! Vamos lá!?

1º História - A parte principal é escolher uma história. Se você já souber para que público vai contar, melhor ainda. Leia bastante esta história. Experimente possibilidades: Como introduzir alguma música, fantoches, efeitos sonoros ou visuais. Desta fora, sua contação de história ficará mais rica!

2º A Voz- É interessante que o contador de histórias também faça inflexões vocais. Se um personagem estiver com medo ou alegre, a voz dele também indicará isso. 
Se não for usar microfone, certifique-se que todos estão ouvindo. Treine em casa com voz alta.

3º O Corpo- Se em algum momento, um personagem estiver carregando lenhas, é interessante que faça o uso de mímica. Ou se tiver interesse de fazer alguma dança, ou até mesmo dramatizar alguma parte da história. 

4º O Rosto-  Tente expressar também com o rosto, as emoções indicadas nas histórias. 

5º Improvisação- Se você possuir o conhecimento verdadeiro da história, não se perderá. Alguma criança pode interromper, e você precisará contornar. A improvisação te ajudará em muita coisa. 

6º Não ter medo do ridículo- Muitas pessoas têm vergonha de falar em público, fazer um personagem então, nem se fala. Mas o seu trabalho é algo bonito, incentivar a leitura por intermédio da contação de histórias é muito importante. Brinque. Transforme-se em criança. Faça de conta!

7º Voluntariado- Depois que você estiver seguro, comece a cobrar pelo seu trabalho. Porém, tente apresentar histórias em Asilos ou Orfanatos. Existem pessoas que precisam de você!

Tentei resumir algumas dicas. Espero ter ajudado!