terça-feira, 18 de junho de 2019

Tradições Folclóricas em Marataízes!





O último sábado (15) foi inesquecível. A Academia Marataizense de Letras, na figura da escritora capixaba Bárbara Pérez, promoveu o evento: Tradições Folclóricas, em Marataízes.
Há anos acompanho o ativismo cultural de Bárbara, que além de escrever, se preocupa com a produção artística e cultural de sua cidade do coração.
O evento começou com a minha oficina: Faz de Conta, um Conto – A Arte de Contar Histórias (pela terceira vez na cidade), realizada no Bar Arabella.  Em seguida, apresento a contação de histórias: Faz de Conta, um Conto (Completando a marca de 60 apresentações, sendo que 4 foram  em Marata).

Com as bailarinas Mária e Alice.

As bailarinas Alice Lopes da Costa e Mária Lopes da Costa dançaram a dança do ventre, encantando o público.
A segunda parte do evento aconteceu na Praça do Erivelto, com a roda de capoeira da APAE de Marataízes. Num instante, todo o lugar estava vibrando com a música.

A artista plástica Michele Fonseca Nasr e a escritora Bárbara Pérez.

O Folclore Capixaba reinou em um grande encontro de bandas de Jongo. O grupo São Benedito Sol e Lua de Anchieta abriu a roda com batuque e casaca em uma apresentação emocionante.
O Grupo de Caxambu Andorinha de Jerônimo Monteiro, e seu uniforme vermelho se confundiu com o azul do São Benedito Sol e Lua, que entrou na roda, e celebraram aquela festa como se fossem um mesmo grupo. 
O Jongo Mestre Bento de Barra do Itapemirim, inicia sua apresentação em um ritmo mais calmo do que o anteriores. Convidou para a roda o Jongo Maria Preta e Zé Porto, resgatado pela Academia Marataizense de Letras.
Que lindo evento!